Quando questionado sobre a importância da Defesa Civil, o pequeno Wilian Isac de Oliveira, de 9 anos, tem a resposta na ponta da língua. “Ela ajuda a combater as enchentes, os deslizamentos e ajuda as famílias a não perderem suas casas”. Wilian e outros alunos da Escola Municipal Julio Machado da Luz aprenderam, na manhã desta quinta-feira (23/5), que além de atuar na contenção de desastres, a Defesa Civil também trabalha com a prevenção de riscos. Os estudantes participaram de uma palestra com representantes da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e vivenciaram uma ação de prevenção, com o plantio de mudas em uma encosta. “Temos que plantar este capim no morro, porque as raízes são grandes e ajudam a segurar a terra para que não aconteça o desabamento”, explica o aluno Wilian, mostrando que fez a lição de casa.
A ação na Escola Municipal Julio Machado da Luz faz parte da programação da Semana da Defesa Civil Integrada - Prevenção para um Futuro Melhor, que leva o tema da prevenção e percepção de riscos a alunos dos 4º e 5º anos de sete escolas municipais de Joinville. Durante a visita, os agentes da Defesa Civil falam sobre as atribuições do órgão e passam orientações para a conscientização dos alunos. A consciência ambiental também é abordada e segundo o coordenador operacional da Defesa Civil, Márnio Pereira, o público cativo mostra que entende do assunto. “É interessante trabalhar com as crianças, porque elas são muito participativas e interagem com o palestrante. Além disso, o que elas aprendem aqui, depois repassam para os pais em casa, então a conscientização se estende para além da sala de aula”.
O plantio das mudas do capim vetiver foi planejado para a Escola Julio Machado da Luz, a partir de uma solicitação prévia. Uma encosta localizada nos fundos da unidade era motivo de preocupação por causa do risco de deslizamentos e uma solução preventiva foi articulada junto à Defesa Civil. “Entramos em contato por causa desta encosta e a Defesa Civil foi muito parceira. Eles conseguiram a doação de 1.500 mudas que auxiliarão no controle da erosão”, explica a diretora.
Durante a ação, os alunos receberam cartilhas educativas e, além de aprenderem com a palestra e com a atividade prática, eles também trabalharam os temas de conscientização e prevenção de riscos durante as aulas, nas quais foram desenvolvidas atividades pedagógicas. A programação da Semana de Defesa Civil Integrada continua amanhã (24/5), com palestras na Escola Municipal Elizabeth Von Dreifuss, às 8h30, e na Escola Municipal Adolpho Barstch, às 10 horas.
Programação: palestra dos agentes da Defesa Civil e distribuição de cartilhas educativas:
Terça-feira, 21 de maio:
- Escola Municipal Osvaldo Cabral, às 8h30
Rua Monsenhor Gercino, 3.134, bairro Petrópolis
- Escola Municipal Geraldo Wetzel, às 10 horas
Rua Passo Fundo, 315, bairro Fátima
Quarta-feira, 22 de maio:
- Escola Municipal Wittich Freitag, às 8h30
Avenida Miguel Alves Castanha, s/n, bairro Aventureiro
- Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, às 10 horas
Avenida Júpiter, 1.753, bairro Jardim Paraíso
Quinta-feira, 23 de maio:
- Escola Municipal Julio Machado da Luz, às 9 horas
Inclui plantio de mudas em encosta
Rua Jativoca, 1.800, bairro Nova Brasília
Sexta-feira, 24 de maio:
- Escola Municipal Elizabeth Von Dreifuss, às 8h30
Rua Minas Gerais, 5.876, bairro Morro do Meio
- Escola Municipal Adolpho Bartsch, às 10 horas
Rua Arno Krelling, s/n, distrito de Pirabeiraba